Governador Valadares

PT aciona Ministério Público e propõe CPI para apurar denúncias de corrupção em Governador Valadares

O diretório municipal do PT de Valadares protocolou, junto ao Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), pedidos de apuração de denúncias sobre possíveis casos de corrupção.

ícone relógio29/02/2024 às 12:00:00- atualizado em  
PT aciona Ministério Público e propõe CPI para apurar denúncias de corrupção em Governador Valadares

As denúncias tratam do desvio de medicamentos da rede pública, que foram apreendidos na região metropolitana de Belo Horizonte no ano passado, e de mal-uso de recursos públicos em obras, conforme afirmou o deputado federal Hercílio Diniz (MDB), um ex-aliado do prefeito André Merlo (União Brasil). Na Câmara Municipal, a bancada do PT também apresentou proposta para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os fatos.

A primeira ação foi com o MPMG, ainda em janeiro deste ano, quando o presidente do PT-GV, Edson Soares Menezes, protocolou notícia-crime contra o prefeito André Merlo e o ex-secretário municipal de Planejamento, Jackson de Souza Lemos, pedindo a apuração das denúncias feitas pelo deputado federal Hercílio Diniz, em mensagem de áudio ao prefeito – o conteúdo do áudio se tornou público em dezembro de 2023. “Eu não sei até aonde o senhor está envolvido nisso, se o senhor tem conhecimento ou não, mas eu acho que é minha obrigação de falar com o senhor: Valadares, hoje, é reconhecida aqui, em Minas Gerais e no Brasil, como a prefeitura mais corrupta do Brasil”, disse Hercílio, na mensagem a André.

O deputado citou a existência de um possível esquema de desvio de dinheiro público em obras como a da Açucareira, do aeroporto local e das operações de tapa-buracos em ruas, entre outros. Após o conteúdo desse áudio se tornar público, a vereadora Gilsa Santos e o vereador Cézar Ribeiro, ambos do PT, apresentaram requerimento para instauração de CPI. No entanto, sem outros parlamentares fazendo oposição ao prefeito, o requerimento foi assinado apenas pela bancada do PT, e a proposta de CPI foi rejeitada pela Câmara Municipal.

Já em fevereiro, uma nova ação foi proposta, desta vez ao MPF, tendo como foco o caos na saúde valadarense. Na denúncia feita ao MPF, o PT-GV pede para apurar se houve práticas de corrupção por parte de agentes da Prefeitura no episódio de março do ano passado, quando a Polícia apreendeu em Belo Horizonte uma grande quantidade de medicamentos que foram desviados do nosso município.

“Diante dos fatos narrados pelo deputado Hercílio Diniz, que fez denúncias graves contra o governo municipal e contra agentes públicos, nós formalizamos essa denúncia no Ministério Público, pedindo apuração dos recursos que foram aplicados na Açucareira, na reforma do Aeroporto e na operação tapa-buracos. E também pedimos esclarecimentos acerca as toneladas de medicamentos, que foram achadas em Belo Horizonte”, enfatizou Edson Soares.